Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Se tiver de falar inglês, no enrolation, please

EntrevistaVocê está participando de uma seleção para uma vaga. Sua bagagem cultural é boa, a experiência também, mas a tal entrevista em inglês deixa você suando frio. Como se preparar para não fazer feio?

O primeiro passo é ser sincero consigo mesmo: qual é o nível do seu inglês? Se você apenas lê nesse idioma, conhece palavras soltas e frases simples mas não consegue conversar, não adianta tentar enrolar. Várias consultorias de RH do país falam sobre as principais mentiras contadas em currículos e entrevistas. A mais frequente é justamente o domínio línguas estrangeiras.

Mas se você conhece o idioma razoavelmente e só está inseguro, alguns cuidados ajudam a evitar trapalhadas. A professora de inglês Ana Virgínia Kesselring, que há 15 anos prepara profissionais para entrevistas, aconselha a montar um roteiro de entrevista em inglês. “As entrevistas de admissão, especialmente as que seguem o padrão americano, costumam se dividir nos seguintes tópicos: perguntas gerais, educação, qualificações e planos para o futuro”, diz.

Virgínia recomenda que o candidato se pergunte, em inglês, questões que possam ser feitas na entrevista, e responda em inglês. É importante fazer o exercício em voz alta e, se possível, pedir auxílio a alguém com mais conhecimento. Atenção: não se deve decorar a resposta. Quem tenta decorar falas tende a assimilá-las menos e corre o risco de sofrer um branco por nervosismo.

Algumas respostas que você deve ter prontas são:
- Qual é a sua formação acadêmica?
- Em quais lugares você já trabalhou?
- Quais funções e tarefas já realizou?
- O que você acrescentaria à empresa?
- O que você sabe sobre a empresa em que deseja trabalhar?

A Virgínia diz que os erros mais frequente são as conjugações de verbo e os conectores, as palavras que ligam uma oração à outra. Para diminuir o risco de erros, o recomendado é fazer frases curtas, com no máximo duas orações. Virgínia também recomenda falar pausadamente e não se importar com o sotaque. Alguns errinhos podem sair, mas o que vai realmente determinar a avaliação é a clareza de pensamento e a capacidade de se fazer entendido.

Para isso, é melhor ser breve nas respostas. Uma resposta objetiva mostra ordenação das ideias e reduz as chances de um tropeço verbal.

Have a good interview!

Fonte: Revista Época

0 Diga uma coisinha!: