Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Aprenda inglês com a ajuda da internet.

Quer aprender inglês e não quer desembolsar algumas centenas de reais de mensalidades em escolas especializadas? A internet pode ser uma mão na roda para dar os primeiros passos no idioma, ganhar vocabulário e, quem sabe, aprender a falar inglês de forma completamente autodidata.

São inúmeros os sites que se dedicam a ensinar quem quer entender o idioma dominante do planeta, presente em boa parte da internet, dos filmes, livros e quadrinhos da atualidade. Neste artigo mostraremos alguns deles e, acredite, com um pouco de dedicação é possível aprender inglês gratuitamente.


Live Mocha

O Live Mocha é um dos sites mais completos para quem quer aprender um idioma. Se divide por três frentes: aulas básicas gratuitas; cursos aprofundados pagos e, a mais interessante delas, uma comunidade de usuários que se ensinam mutuamente.


Ao entrar no serviço você pode se cadastrar gratuitamente, indicando o idioma que fala e o idioma que deseja aprender. São dezenas de idiomas disponíveis, embora a maior ênfase seja no inglês. Além dos cursos gratuitos, existem aulas pagas (US$ 9,95) para quem vai viajar ou cursos mais aprofundados em alguns dos idiomas.

Os membros da comunidade colaboram à medida que podem ver a prática de quem está aprendendo e dar dicas e oferecer correções para as lições dos membros.


Inglês Curso


O site Inglês Curso é um recurso valioso para quem quer aprender inglês. Possui curso básico e pré intermediário, além de aulas voltadas para viagens, negócios e de nicho, como o inglês náutico.


O bacana deste curso é que ele oferece, inclusive, um certificado eletrônico de conclusão. Além disso, traz dicas, aulas esmiuçadas e conteúdo em áudio e vídeo. Por ter sido criado por um brasileiro com dificuldades de encontrar material de inglês na web, é fonte certa para quem está dando os primeiros passos. São 18 aulas no curso básico, e alguns exercícios no curso pré-intermediário.


Learn English

O site Learn English é recurso dedicado a qualquer pessoa em níveis básicos de inglês. Traz jogos, lições de gramática e vocabulário, bem como testes e exercícios de ditados, que podem ser realizados a partir de arquivos de áudio e comparados, ao fim, com os textos originais.




Oferece, ainda, lista de erros comuns, dicas de pronúncia correta e, como adicional, uma lista de artigos sobre cultura britânica, que pode não ser de interesse de todos os leitores, contudo são boas maneiras de treinar a compreensão de textos longos.


ZapEnglish

O site ZapEnglish possui conteúdo em inglês e português, e traz dicas de pronúncia, lições básicas como alfabeto, números e verbos e frases comuns em inglês. O site inteiro possui arquivos em áudio, que não precisam ser baixados, podendo ser reproduzidos diretamente da página.



Possui aulas de gramática com textos mais longos (em português) e um banco com diversas músicas que podem ser ouvidas enquanto se lê as letras transcritas de um lado e traduzidas para o português de outro.


US Speller

Ignore o design horrível do US Speller. O que as páginas azuladas deste site criado para crianças escondem é um jeito interessante para estrangeiros aprenderem a reconhecer palavras.



O serviço oferece diversas listas de palavras. Você escolhe o nível (do mais básico - Kindergaten - até o mais avançado - Advanced), e o site começa a pronúncia. A medida que você escuta você deve digitar a palavra ouvida.

Clique em Try It para ver seu acerto. Se precisar ouvir mais uma vez, clique em Play Sound Again. Se precisar de dicas, clique em Need hints.


BBC

Quem já possui conhecimentos de inglês e quer aprimorá-los pode contar com o site Aprenda inglês, da BBC. No portal da agência de notícias inglesa você verá notícias com a manchete em português, mas seu conteúdo completamente em inglês.



Ao fim de cada notícia, expressões mais complicadas são explicadas, em inglês, para facilitar o entendimento. O portalzinho oferece, ainda, dicas de pronúncia e vocabulário, vídeos curtos com aulas especiais.


Travlang

Um dos cursos pagos do Live Mocha é para quem vai viajar. Mas, se pagar por algo básico para viajar não faz sua cabeça, existe sim uma solução gratuita. O Travlang é um site antigo na web, que se dedica a ensinar frases e palavras que podem ser úteis para quem vai passear em algum país que fala um idioma diferente do seu.


O site não é bonito. Na verdade, é uma bagunça. Ao entrar nele você indicará, do lado direito, o idioma que fala (em Select the language you speak) e logo abaixo, o idioma do país que você vai visitar (em Select the language you want to learn).

Um guia rápido então será aberto, com algumas lições, entre elas de palavras básicas, números, hora e datas, mas com adição interessante de frases úteis para compras e refeições, viagem, direções e lugares.

Ao escolher qualquer uma delas e clicar em submeter, você verá a frase em português seguida da frase em inglês. Clicando em qualquer uma delas um arquivo de áudio será carregado. O arquivo .au poderá ser carregado no Windows Media Player e traz a pronúncia da frase.

Para testar seus conhecimentos adquiridos, você pode clicar a qualquer momento em Faça um teste rápido. Este botão gerará uma pequena "prova" com questões aleatórias de múltipla escolha.


Forvo

O Forvo não é exatamente um site para aprender um novo idioma, mas funciona bem para quem está aprendendo e quer tirar dúvidas de pronúncia. O serviço permite que você pronuncie palavras em seu idioma e ouça palavras pronunciadas em outras línguas por usuários do mundo inteiro.



Dessa forma, você pode ouvir a pronúncia correta de palavras em qualquer um de seus idiomas e em qualquer sotaque disponível. Uma mão na roda para tirar as dúvidas nas palavras mais cabeludas.


Dicas preciosas

Todos os serviços aqui apresentados são ótimos para aprender inglês, mas não são as únicas alternativas. Quando você pensa em aprender inglês ou qualquer outro idioma existem soluções interessantes e independentes de sites específicos.

Tente fazer amigos fora do país. Procure um fórum de seu interesse no idioma que você quer aprender e acompanhe. Tente trocar mensagens. Se possível, adicione em seu comunicador instantâneo ou troque emails com nativos para melhorar seu vocabulário e sua gramática.

Programas como o Skype são ideais para conversar com outras pessoas via voz e treinar sua pronúncia. Mesmo que você possua pouco tempo para o estudo, dedique alguns minutinhos por dia para o treino. Um amigo que também queira aprender outra língua pode ser uma boa chance para você treinar sem a vergonha de errar.

Qualquer idioma só pode ser realmente aprendido se você estiver disposto a pensar em uma nova língua. Isto quer dizer que, enquanto você estuda, evite traduzir termos. Dicionários de português-outro idioma são ótimos para tirar dúvida, mas quanto mais longe você puder ficar deles, mais rápido absorverá um outro idioma. Evite sempre traduzir.

Leia muito. Ler aumentará seu vocabulário. Procure sites de notícias de temas que lhe interessem em outras línguas, jornais locais. Assine os feeds RSS de notícias e dedique algum tempinho do seu dia para tentar lê-los. No começo, você entenderá pouco, ou quase nada. Não desanime. Em algum tempo de treino ficará mais fácil compreender as notícias.

E se você quer melhorar sua compreensão da língua falada ou manter o que já aprendeu, é preciso investir um tempo para isso. A internet é cheia de recursos para isso também.

O YouTube, por exemplo, é uma boa forma de manter seu ouvido treinado. Escolha um vídeo em inglês e tente compreendê-lo. Fora da internet, aposte em DVDs sem legenda ou, se precisar, tente colocar a legenda em inglês, como forma auxiliar de entendimento.

Outra dica interessante é usar um site como o Podiobooks, que traz audiobooks gratuitos para download ou para ouvir online, ou ainda como o site Listen to a Movie que isola a faixa de áudio de diversos filmes e permite ouví-los via transmissão online.

Outros idiomas

Muitas das dicas apresentadas aqui podem ser utilizadas para aprender outros idiomas. Até mesmo alguns dos sites deste artigo, como é o caso do Live Mocha, apresentam cartilhas e guias para quem quer dar os primeiros passos em línguas menos populares que o inglês.

O inglês pelo fato de ser língua dominante, foi colocado com ênfase. Mas, se sua intenção é aprender espanhol, chinês ou até mesmo outros idiomas menos difundidos, não se acanhe!

Por Rodrigo Martin de Macedo.

2 Diga uma coisinha!:

Renata Boechat disse...

Dicas super preciosas!!! Ja conhecia alguns dos indicados, mas tem bastante coisa por aqui...preciso sempre estar em treinamento, pois a falta de uso faz a gente perder a fluencia...thanks a lot!!!

Abraco pra voce!
Take care!

Cybele Belschansky disse...

Gostei muito das dicas!
Estou precisando aprender inglês e fixar (o que pra mim é muito difícil, pois não tenho com quem praticar). Vou atrás...