Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Bom de ver! técnica em jarros.

Vasos com efeito

*Eu gosto de vasos de barro na cor terracota, mas confesso que algumas vezes fico com vontade de mudar o visual dos meus. Muitas vezes não queremos substituir os vasos, porque são realmente bons. Quando não são impermeabilizados por dentro, eles permitem que a planta respire e ganham um visual verde esbranquiçado com o tempo. Quem não tem paciência para esperar o limo aparecer, pode produzir efeitos diferentes com coisas simples como pregadores, cascas de árvores e conchas. Tirei as três dicas da Living e espero que vcs curtam. Na primeira sugestão, os pregadores foram laçados com uma fita colorida. Mas antes de uni-los é preciso saber a largura do vaso para formar esta espécie de “saia”. A segunda dica é fácil, fácil. Só é preciso ter algumas cascas de árvore e pregá-las no vaso com cola quente. A última recebeu duas técnicas: a primeira, uma pintura esbranquiçada, que pode ser feita com cal, e depois, apenas a cola quente para fixar as conchinhas na borda. Qual o efeito que mais gostam?
Dica da Thaís Lauton do Cheiro de mato.

*Como escolher o melhor vaso, considerando o local e a planta, nos mais variados ambientes. Esta preocupação tem fundamento, porque o vaso tem que ser adequado às plantas e também pode valorizar o ambiente, sendo um elemento de decoração muito utilizado atualmente.

As opções são muitas e atendem a todos os gostos e “bolsos”.

O vaso de barro e terracota é o mais fácil de encontrar e existe uma grande quantidade de modelos, que podem ser de piso, parede ou mesmo pendentes (presos ao teto).


Vaso de terracota pintura creme

Os vasos possuem pratos feitos sob medida para cada modelo. Para ambiente interno onde a água tem que ser recolhida, compre o conjunto vaso+prato, garantindo a harmonia da peça. Quando o prato é improvisado, ou seja, não faz parte do conjunto, a estética do seu paisagismo ficará comprometida.

Os vasos de terracota devem ser impermeabilizados internamente (com produto adequado facilmente encontrado em lojas de material de construção) e podem ser pintados com tinta acrílica ou látex na cor que mais combinar com o ambiente. Para não errar, o prato pode receber o mesmo acabamento que você escolher para o vaso.

Em vasos de barro, utilize espécies de plantas de pequeno e médio porte, que ficam muito delicadas nestes vasos. Espécies de grande porte ou que tenham raízes agressivas devem ser evitadas, pois o barro não tem resistência para suportar o crescimento destas raízes, nem o peso de plantas que ainda crescerão muito. Nestes casos, o vaso pode quebrar com o tempo.


Vaso de terracota pintura branca

2 Diga uma coisinha!:

:.1Brainwashed.: disse...

Que maravilha! :)

Anônimo disse...

Gostei muito. Moro num sítio na serra de Sta. Catarina e vou aproveitar suas ideias para decorar alguns ambientes aqui de casa. Darei preferência por cores mais escuras....como terracota...ficam mais interessantes com o ambiente do sítio.
Parabéns pela sua postagem e pelo blog.
Enilton.