Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Pavlova de chocolate.

Minha recomendação de receita realizada pelo maravilhoso La Casita Verde

Tal diz a Nigella: “Muito de uma coisa boa só pode ser uma maravilha”.

Pavlova de chocolate

Ingredientes
6 claras de ovo
300 gr de açúcar
3 colheres de sopa bem cheias de cacau em pó
50 gr de chocolate de culinária
200 ml de natas
morangos

Preparação
Bater as claras em castelo com a ajuda duma batedeira durante 1 ou 2 minutos. Sem parar a máquina ir deitando colheradas de açúcar até este estar completamente incorporado. Seguir batendo até obter um merengue firme.
Juntar o chocolate o chocolate em pó peneirado juntamente com o chocolate de culinária partido aos bocadinhos e com a ajuda de uma espátula de cozinha ir juntando tudo com movimentos suaves até que esteja tudo bem incorporado.
Colocar o merengue de chocolate em cima dum pedaço de papel vegetal e levá-lo a cozer em forno preaquecido a 150º durante aproximadamente 45 minutos.
Retirar do forno e deixar arrefecer completamente.
Montar as natas em chantilly e espalhá-las por cima da pavlova já fria e colocar por cima os morangos lavados e bem secos.

Notas:
Segundo a Nigella se se juntar um pouquinho de vinagre às claras enquanto se montam, o interior do merengue ficará pegajoso e e esponjoso e o exterior crocante. Eu não experimentei porque o merengue da Pavlova sempre me sai bem mas confesso que aguçou-me a curiosidade.
Juntar o cacau peneirado. Se não tiver uma peneira, deitar o cacau através dum coador e com a ajuda de uma colher ir mexendo de modo a que o cacau caia em chuva por cima do merengue.
O merengue depois de frio temperatura tendência a gretar.
Em Espanha montam as natas sem lhes juntar açúcar e durante mais tempo o que lhes confere uma textura mais “amanteigada”. É uma opção para quem gostar de um chantilly menos doce.
A receita da Nigella leva framboesas, mas como estamos em plena época de morangos decidi substituí-los.






1 Diga uma coisinha!:

Vicentina disse...

Que delícia amiga, fiquei salivando, adoro morangos.
Bjs