Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Bom para gulosos! Padarias no Japão.


Quem pensa que no Japão só são consumidos peixe e arroz está completamente equivocado. No Japão, hoje em dia, o pão é muito consumido, num processo inverso ao do arroz, cujo consumo é cada vez menor.

Com a procura pelo pão, as padarias também estão mais numerosas e cada vez mais esbanjando sofisticação e diversidade. Nelas, são encontradas pães de todos os tipos. Inclusive em muitos lugares vende-se o nosso pão de queijo.
Claro que os pães que mais vendem são aqueles adaptados para o paladar dos japoneses, existindo pães com chá verde, recheados com doce de feijão e outros sabores que para o nosso paladar soa menos apetitoso ou estranho.
O pão em japonês pronuncia-se “pan”, por influência dos portugueses (no Japão usa-se muito palavras em inglês, algumas em português) e teve inicio no Japão no ano de 1842, mas nessa época não era popular, e o consumo de arroz era à base da comida japonesa. Mas em 1869 a história começou a mudar com a inauguração da primeira padaria.
Yasubei Kimura abriu a Buneidou (hoje Kimura-ya), a primeira padaria do país, em Tóquio. Ele e seu filho começaram a fabricar pães que combinassem mais com o gosto dos japoneses. Assim, uniram a massa do pão ao anko (doce de feijão) e nasceu o Anpan; talvez o mais famoso e vendido no país.
Anpan recheado com doce de feijão. Um dos que fazem mais sucesso.



Para atrair o público infantil as padarias investem em pães com design inspirados em animes, animais, etc.
Pão de forma recheado com sorvete, chantilly e calda de frutas. Tornou-se muito popular e virou moda em restaurantes.
Existem também muitos pães exóticos, mas que fazem muito sucesso entre os japoneses: sanduíches de espaguete, recheados com croquete, com yakissoba, purê de batata.
O sistema no Japão é self-service e a variedade de pães são enormes.
A sua popularização também foi devido a Segunda Guerra Mundial, pois o país passou por um grave problema de desabastecimento, e alimentos à base de farinha de trigo tornaram-se muito consumidos, por terem baixos preços. Os americanos (que vendiam farinha de trigo ao Japão) também fizeram propagandas para incentivar as refeições nas escolas, forjando informações como a de que o arroz provocava câncer. Com isso, as pessoas deixavam de consumir esse alimento não só por sua falta no mercado, como também por receio, e a popularização do pão ocorreu ainda mais rápido.
Os padeiros em geral fazem cursos no exterior, principalmente França e Itália.

1 Diga uma coisinha!:

Iliane disse...

ah..Marcia..que reportagem linda!!!adorei tudo que vi...amiga..passo pouco aqui..alias...passo sempre..mas..meu computador tá muito cansado e fica horas para abrir!!!!vou levar essa semana para dar uma turbinada nele!mas..eu amo suas reportagens...bjus