Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dançarinos Prisioneiros.

Famosos no mundo inteiro por suas coreografias, os presos dançarinos do presídio filipino de Cebu, nas Filipinas, quebraram um novo recorde ao interpretarem um dos números de dança de "This Is It", o documentário que homenageia Michael Jackson. Desta vez, 1.500 detentos vestidos com seus macacões laranja e seus chinelos gastos de borracha encarnam em carne e osso o Exército computadorizado que acompanha o rei do pop em "The Drill",
o número especial da música "They Don't Care About Us".

Acoreografia, que termina com os internos fazendo um sinal de paz gigante em homenagem ao artista no pátio do presídio, foi incluída nos extras do DVD, lançado em janeiro. No começo do ano, o próprio coreógrafo de Michael, Travis Payne, viajou para as Filipinas para comandar os ensaios, realizados sob máximo sigilo para evitar vazamentos. Payne voltou aos Estados Unidos encantado com a atuação, que os presos aprenderam sem problemas, em apenas dois dias. Uma prévia oficial do número foi postada no YouTube e foi assistida por quase 16 milhões de internautas em apenas seis semanas. A internet foi justamente o trampolim para a fama dos presos filipinos, que em 2007 ficaram conhecidos em todo o mundo com sua recriação da coreografia de "Thriller", de 1982. O clipe provocou uma avalanche de repórteres e turistas ao presídio, antes conhecido apenas pela violência das quadrilhas que atuavam dentro de seus muros. Entretanto, graças à nova fama dos presos, a prisão recebe cada vez mais doações para modernizar suas instalações, onde uma vez ao mês há um show cujos protagonistas são aplaudidos por seus admiradores como se fossem autênticas estrelas do rock. O responsável pela transformação é o chefe do presídio, Byron Garcia, que teve a ideia de fazer os presos marcharem ao som de "Another Brick In The Wall", do Pink Floyd. "Em princípio, era um experimento, algo que queria provar em relação à reabilitação dos internos", conta Garcia à Agência Efe. Segundo ele, a dança é uma maneira de manter a política de "disciplina com compaixão" sobre os detentos, que participam de maneira voluntária desta particular companhia de dança quando se arrependem de seus crimes "e aprendem a se comportar". "Usando a música, pode envolver o corpo e a mente. Os prisioneiros têm que contar, memorizar passos e seguir a música", disse Garcia à BBC.

"Os prisioneiros me diziam: "Preciso colocar a mente longe da vingança, da loucura ou de planos para escapar da prisão ou juntar-se a uma gangue'", acrescentou Garcia.
Que completa: "O programa de dança deu isto a eles". Deu-lhes auto-estima.

A dança é obrigatória para todos os 1,6 mil detidos na prisão de Cebu,
exceto para os idosos e doentes.


http://www.youtube.com/watch_popup?v=mKtdTJP_GUI

0 Diga uma coisinha!: