Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Bom para gulosos!

Pão francês: bom e barato

ingredientes

15g de fermento para pão
20g de açúcar
300 ml de água morna
½ kg de farinha de trigo
15g de sal
1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
Manteiga para untar


PREPARO:


Dissolva o fermento em um recipiente com a água morna e o açúcar. Em uma tigela misture o fermento (dissolvido) aos demais ingredientes.

Trabalhe bem a massa com a palma da mão, levantando-a, alongando-a e dobrando-a sobre si mesma. A massa deve ficar leve e esponjosa, sem ficar pegajosa ou grudar nas mãos. Se for preciso, ponha um pouco mais de água ou farinha. Forme bolas com a massa e deixe descansar por cerca de 2 horas. Após esse tempo, amasse novamente e depois corte a massa, modelando os pães no formato desejado.
Distribua os pães em um tabuleiro untado e deixe-os descansar por mais 1 hora, aproximadamente. Pincele os pães com água e leve-os ao forno quente (200° C), preaquecido, por 30 a 40 minutos.

Fonte: Receita de editor paladar, Estadão.

6 Diga uma coisinha!:

Teresa Newman disse...

Amiga cheguei com o café, adoro esse pão francês nosso de todo dia.rsrs

Coisinhas Daqui e Dali. disse...

Então não falta mais nada! rsrrsr...ótima combinação.
Beijo Teresa...

lovcats disse...

^^ eu tenho uma receita de pãozinhos franceses maravilhosa q catei na net, mas para fazer na maquina de pão.
vc so precisa de 200ml de leite, 155 ml de agua, 30 ml de oleo vegetal, 1 colher (café) de sal, 1 colher (sopa) açucar, 550 gr de farinha de trigo sem fermento, vc pode usar a farinha comum, ou a de pão, 3 colheres (café)de fermento de pão.
Coloca tudo na maquina e deixa ela trabalhar a massa, qd estiver pronta vc retira a massa e faz bolinhas com as mãos, faz dois cortes em forma de cruz em cada bolinha, coloca na assadeira protegida com papel manteiga, com um pincel pincele os pães com agua meia salgada, faça vapor no forno colocando uma forma de bolo com agua dentro, deixe o forno aquecer e coloque os pães 10 min para assar! :) o vapor do forno vai criar aquela crosta deliciosa!!!! =) Abraços amiga te adoro!

Iliane disse...

põa francês é tudo de bom..com um cafezinho..nesse frio que faz aqui..amo de paixão..você imaina que do lado de casa..na esquina tem uma padaria que me chama toda manhã!!!...kkkkk..bjus

Baú da Conceição disse...

adoro pão quentinho com manteiga, hummm.

Beijos

Coisinhas Daqui e Dali. disse...

Anne, sua receita tambem é muito boa...a dica do vapor do forno muito útil!
Você sempre arrasando...Bjs

Li, que frio é este??
Acredito sim amiga..rsrrs e como acredito...Bjs

É bom demais Conceição...Bjs