Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Bom de saber: Ferramentas automatizam tarefas.


Aplicativos gratuitos fazem sozinhos atividades que o usuário não tem tempo, como verificar a agenda, monitorar downloads e até desligar o PC

Quem nunca sonhou em ter uma pessoa – ou uma máquina – que ficasse responsável por todas as coisas que você acaba esquecendo de fazer na correria do cotidiano?
Existem, hoje, uma série de ferramentas que desligam seu PC automaticamente, servem como agendas virtuais, ajudam o usuário a organizar arquivos de download e, até, comandam a webcam como forma de manter a casa em segurança. Só fica desorganizado quem quer.

Se seu problema é com downloads, use o jdownloader. O aplicativo, além de ajudar o desempenho com conexões mais baixas, passou a trabalhar por ele. Com um simples comando (Ctrl + C), o sistema puxa todos os links de download de uma página, junta as partes do arquivo e ainda desliga o PC depois que terminar tudo. É cama, mesa e banho.

Se a necessidade é com agendamento, o próprio sistema operacional da Microsoft (nas versões Vista ou Windows 7) possui essa funcionalidade. Para usar, o usuário precisa clicar no botão Iniciar e digitar a palavra Tarefas na linha de comando. Escolha a opção agendador de tarefas. Depois, vá no item criar tarefa básica e siga as instruções.

É possível iniciar um programa, disparar e-mails ou exibir mensagens automaticamente. As tarefas programadas podem ser executadas uma vez ou repetidamente.

Outra opção é o Google Agenda. Dá para organizar seus compromissos, compartilhar agendas com amigos, enviar convites ou, ainda, receber lembretes de eventos e notificações no celular. O download é gratuito e é compatível com Internet Explorer 6.0, Mozilla Firefox 1.0.7 ou Safari 2.0.3 (ou versões mais recentes desses browsers).

E quem nunca se preocupou em sair de casa deixando o computador ligado, mas ao mesmo tempo não podia desligar e interromper o trabalho no meio? Pois é. Para casos como esse, existem ferramentas que desligam o computador em horários programados, após a realização de uma atividade. Entre as opções, estão o Desliga PC, o TimeBomb e o Vista - Shutdown Timer.

Outro aplicativo que pode tornar a vida menos irritante é o Unlocker. O programa derruba o serviço do Windows que, porventura, prenda a finalização de um determinado aplicativo. Funciona também para arquivos temporários, quando não é possível a exclusão por acesso negado, pelo fato de o arquivo estar preso ou sendo utilizado por algum processo do sistema operacional.

Um outro aplicativo que automatiza tarefas e deixa sua casa mais segura é o CamWizard. Quando o programa está rodando, ele monitora constantemente a webcam do computador e procura por qualquer movimento na cena. “Se forem detectados movimentos, o programa inicia automaticamente a captura do vídeo em formato WMV, oferecendo gravação em alta qualidade e compressão máxima para os vídeos. Permitindo, assim, que o material possa ser enviado por e-mail”, explica o técnico em informática Pedro Oliveira.

De acordo com ele, usando o CamWizard, o usuário faz com que a webcam funcione como um circuito interno de segurança. Interessante para ficar de olho nas crianças e na preservação patrimonial.

Já para organizar seu e-mail, o Outlook ou o Windows Mail oferecem uma ferramenta capaz de filtrar as mensagens e movê-las automaticamente para pastas específicas, de acordo com as regras estabelecidas pelo usuário. Dá para redirecionar as mensagens selecionadas para grupos de e-mail ou para um remetente único.

Tudo isso é possível indo no menu mensagem e clicando na opção regras para mensagem. A partir daí, o usuário cria seus próprios comandos. Não há número limite de regras.

Fonte;Manuella AntunesJC online.

0 Diga uma coisinha!: