Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

quarta-feira, 3 de março de 2010

A versatilidade dos vinhos rosés

Apesar de, há algum tempo, o vinho rosé ter sido considerado como uma bebida de qualidade inferior e, até mesmo, brega, ele já teve seus tempos de glória nos anos 70 e agora voltou com tudo.

Como estamos no verão vamos conheçer aprofundadamente sobre os vinhos rosés...

O que dá cor ao vinho é a casca das uvas. Desta forma, o rosé é um vinho feito de uvas tintas, das quais se obtêm um sumo que passa pouco tempo em contato com as cascas. Na verdade, sua vinificação começa a ser feita como se fosse um vinho tinto e acaba como se fosse um branco. Só vinhos de qualidade muito inferior fazem uma mistura de vinho tinto com branco, como muitos pensam.

Algumas regiões da França, como o Vale do Loire (especialmente Anjou), Côte du Rhone (Tavel) e a Provença produzem excelentes vinhos rosés, assim como algumas regiões da Espanha, Portugal, Chile e Argentina.

O rosé combina muito bem com a infinidade de frutos do mar que temos disponível no Brasil e, especialmente, no nordeste. Também pode acompanhar vários tipos de queijos, como camembert, brie e parmesão; carnes brancas e carnes vermelhas mais leves, como vitelo, rosbife e carpaccio; além de harmonizar, principalmente, com camarão, lagosta, salmão, atum, kani, mariscos, caranguejo, entre outros frutos do mar.

No verão, os rosés, juntamente com os vinhos brancos, são muito mais apropriados que os pesados vinhos tintos, por serem mais frescos e ácidos, proporcionando maior leveza às refeições.


Dicas na Harmonização de vinhos

• Vinho rosé, champanhes brut e o meio seco podem acompanhar todos os pratos da refeição;

• Geralmente comidas com muito sabor pedem vinhos mais encorpados e pratos mais delicados, vinhos mais leves;

• Carnes e assados pedem, por serem mais gordurosos, vinhos tintos, com mais taninos;

• Entre as aves, patos e coelhos se harmonizam com tintos encorpados e aromáticos, enquanto frangos e perus, com brancos igualmente encorpados ou tintos frutados;

• Já peixes e frutos do mar, mais suaves, vão melhor com os brancos. Contudo peixes de paladar mais forte, como salmão, se dão bem com vinhos brancos mais encorpados;

• É preferível oferecer vinhos brancos e champanhes doces à hora da sobremesa;

• Sopas podem ser acompanhadas por xerez (vinho seco) em cálice pequeno;

• Ao servir saladas e maioneses, o consumo de vinho deve ser evitado, pois vinagre altera o sabor da bebida. Isso vale também para molhos e ingredientes mais fortes;

• Em geral, não se adiciona cubos de gelo ao cálice de vinho nem se aquece;

• Comida japonesa e vinhos não se mostram tão compatíveis; chocolate, em geral, também não, apesar de haver algumas harmonizações possíveis entre eles.



2 Diga uma coisinha!:

Iliane disse...

eu ..gosto muito de um vinho rosé..gosto de variar com os brancos!!! no verão..ainda mais com êsse calor feito no meu Brasil varonil..gostei de suas otimas explicações..bjus amiga..li

Vera Costa disse...

Amiga, aprendo sempre com suas aulas. Nota DEZ!