Com grandes descontos, os clubes de compras coletivas on-line atraem cada vez mais adeptos. Confira como não perder as promoções e nem os seus direitos
Os sites de compra coletiva são uma boa opção para conseguir bons descontos, mas, como em toda relação de consumo, são necessários alguns cuidados para evitar dores de cabeça. O Procon ainda não tem um levantamento específico para os clubes de compras, mas a entidade já tem registrado algumas queixas, principalmente quanto ao prazo de entrega. O órgão também vem recebendo consultas sobre a idoneidade dessas empresas. Precauções básicas que você deve tomar para aproveitar mais essa modalidade de comércio eletrônico, que não para de crescer no Brasil.
Não compre por impulso
Teste o serviço antes de investir pesado
Fique atento às regras de cada site
Você tem sete dias para se arrepender
Há uma condição do Código de Defesa que diz que, em compras feitas à distância, o consumidor tem um prazo de sete dias para se arrepender, cancelar a compra e receber o dinheiro de volta, inclusive o valor pago pelo frete. “Ele pode ter comprado por impulso ou perceber que o produto não é exatamente aquilo que foi demonstrado na imagem publicada na internet”, diz Valéria Cunha, do Procon. Passados esses sete dias, caso o produto apresente algum defeito de funcionamento, a indicação é procurar o fabricante.
A quem reclamar?
Na maioria dos sites, o pagamento é efetuado integralmente para eles, que posteriormente repassam parte do valor para as empresas parceiras. Caso o consumidor tenha algum problema com o produto – como um eletrodoméstico, ele deve reclamar, de maneira geral, com quem vendeu a mercadoria. Para o caso dos descontos em restaurantes ou clínicas de estéticas – duas opções bastante procuradas pelos internautas – é preciso observar caso a caso. Se a pessoa passar mal ao ingerir determinado alimento, ela deve reclamar diretamente ao estabelecimento (restaurante). O intermediário só será responsável caso o consumidor não consiga agendar ou fazer uso do produto comprado.
Há ainda sites que trabalham com um tipo de público específico. E com o mesmo sucesso. É o caso do Privalia, do mesmo grupo do Groupalia, que oferece descontos em marcas premiun, nacionais e internacionais, e não exige número mínimo de compradores por ofertas, como ocorre com as compras coletivas. O site – que está presente na Espanha, Itália, Brasil e México – tem seis milhões de usuários cadastrados pelo mundo, cerca de 1,7 milhão só no Brasil, onde está há um ano e meio.
Nos próximos dias, pelo menos outros dois sites de compras coletivas devem iniciar as suas operações. O Sóop (Só Oportunidades), e o Santo Desconto, que promete até 90% de abatimento em produtos e serviços em diversas áreas.
Fonte - Época.
2 Diga uma coisinha!:
Amiga, tenho que confessar que estou viciada...rsss...que horror, tenho comprado desde pizza a manicure com desconto de 70%...curuz...isso está se tornando um perigo, daqui a pouco estou fazendo escalada e rafting por que custam mais barato...será? kkkkk!!!
Maldita internet, acho que preferia ter nascido dois séculos pratrás...kkk
Um beijo, Jesus me salve!
ahushauhsuha!!!!! Rê por aqui tambem....beijos
Postar um comentário