Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

segunda-feira, 9 de novembro de 2009


Participavam de uma mesa redonda sobre religião e paz universal o Dalai Lama e Leonardo Boff, famoso teólogo brasileiro. No intervalo, Boff, maliciosamente mas também com interesse teológico, perguntou:

— Santidade, qual é a melhor religião?

Ele esperava que a resposta fosse algo como "É o budismo tibetano" ou "São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo".

O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, olhou-o bem nos olhos — o que o desconcertou um pouco, por causa da malícia contida na pergunta — e afirmou:

— A melhor religião é aquela que te faz melhor.

Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltou a perguntar:

— O que me faz melhor?

— Aquilo que te faz mais compassivo, aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião!

3 Diga uma coisinha!:

lovcats disse...

:) adorei! vivendo e aprendendo!

Cybele Belschansky disse...

Eu comprei na semana passada um livro da Ed.Fundamento "Iluminando o Caminho", um apanhado do Dalai Lama sobre a nossa busca pela felicidade. E ele fala isso mesmo: o que nos faz melhor...Vejo aquele sorriso do Dalai Lama e me acalmo, procuro pensar em melhorar.
Quando as religiões pararem se se misturar à política, teremos um comportamento ético verdadeiro.
Muito boa postagem!

Iliane disse...

amei..amei mesmo..bjus