Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Bom de saber! tudo da ginástica.

Aqui levanta-se as dúvidas mais comuns que rondam a cabeça dos que adoram ginástica e professores de academias badaladas respondem. Tudo para você entrar no mundo do fitness em grande estilo...


FOTOS : SHUTERSTOCK

Quantas calorias é preciso queimar para perder um quilo?
Cada quilo de peso equivale a cerca de 7 mil calorias. Porém, para chegar a essa marca, não vale exagerar na malhação. Caso contrário, você pode sobrecarregar o organismo - o que os especialistas chamam de overtrainning - e acabar prejudicando a coluna e as articulações. Sem contar que vai sentir o corpo dolorido por dias seguidos e não vai ter pique para se exercitar. "Regra geral: para emagrecer com saúde é preciso ingerir menos calorias do que se gasta. Uma pessoa que consome, por exemplo, 2.500 calorias por dia e queima 500 em uma hora de caminhada consegue perder até um quilo no fim de semana", calcula o personal trainer Rodrigo Nunes, da Academia da Praia, no Rio de Janeiro.

Malhar apenas no fim de semana é melhor do que não fazer nada?
"Sim, desde que você faça a cada seis meses uma avaliação clínica, um eletrocardiograma e um teste ergométrico para verificar como anda a sua saúde e identificar a sua frequência cardíaca para reduzir os riscos de lesão", alerta Rodrigo Nunes.

FOTOS : SHUTERSTOCK

Natação dá muita fome e, por isso, não é um bom negócio para quem já está acima do peso?
Isso é lenda, qualquer atividade física aumenta a fome porque eleva o gasto calórico. "Vale lembrar que a natação é ótima para quem precisa emagrecer, já que não oferece impacto às articulações", avisa o personal trainer Rodrigo Nunes.

loga ajuda a afinar?
"Sim, pois desenvolve a consciência corporal e o controle sobre a respiração e a ansiedade, evitando, assim, a compulsão alimentar", diz Ivo Moraes, coordenador de ginástica da Competition unidade Paulista, em São Paulo.

Como saber se o peso usado na ginástica localizada está correto?
A recomendação é utilizar uma carga que você consiga cumprir toda a série, mas sinta dificuldade para realizar as três últimas repetições. Quando isso não acontece, ou seja, está fácil demais, é hora de usar um halter mais pesado.

E o aquecimento, é realmente importante?
"Sim, afinal fazer cinco minutos de esteira ou de bicicleta antes da ginástica e logo depois do alongamento eleva a temperatura corporal evitando o risco de lesões", diz Selma Schmidt.

Para começar a correr, basta calçar o tênis e sair acelerada por aí?
Não mesmo. "O ideal é começar caminhando, depois alternar alguns minutos de caminhada com outros de corrida e, conforme você for se sentindo mais preparada, aumente o tempo da corrida em detrimento da caminhada até que, finalmente, consiga correr direto", ensina Guilherme Moscardi, coordenador de ginástica da academia Reebok Sports Club, em São Paulo.


Por que ser sedentária é tão ruim?
A inércia mata tanto quanto a hipertensão, o alto colesterol e o cigarro! "Além disso, o risco de se tornar obesa é quase 3,5 vezes maior do que em comparação com alguém que se exercita regularmente", alerta a endocrinologista Karla Saggioro, de Curitiba (PR), autora do livro Emagrecer! Soluções Práticas, da editora Fundamento. O bom da história é que para deixar de ser sedentária basta praticar exercícios pelo menos três vezes por semana, durante meia hora no mínimo. Mais: se quiser você pode dividir esse tempo em três blocos de 10 minutos ao longo do dia. Simples assim...

Quando há muita gordura acumulada na barriga é perda de tempo fazer abdominal?
Não mesmo, afinal esse tipo de exercício tonifica e desenha a musculatura da região e até a da cintura. Porém, para que os músculos apareçam sob a pele é preciso tirar da frente a camada de gordura que os recobre. Para isso, dá-lhe também atividade aeróbica, como correr, caminhar, pedalar ou pular corda, praticada por pelo menos meia hora por dia, cinco vezes por semana, em ritmo acelerado.


por Shâmia Salem

0 Diga uma coisinha!: