Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Brasil é um dos países mais tolerantes do mundo, diz pesquisa.

Estudo mapeou diferenças culturais em 33 países e dividiu países em mais rígidos e mais tolerantes

A venda de maconha é bastante tolerada na Holanda, mas pode levar à pena de morte na Malásia. Mascar chiclete é muito popular no Estados Unidos, porém é estritamente regulamentada em Cingapura. Conformidade é um valor em alta na Coreia do Norte, mas nem tanto no Brasil.

Parece um pouco óbvio que valores sociais e públicos variem tanto de país para país, mas um consórcio internacional de cientistas trouxe um novo olhar nas razões de algumas culturas serem mais restritivas que outras e identificaram alguns dos motivos deste fenômeno. O estudo foi publicado na edição desta semana do periódico Science.

“Existe um potencial muito grande de conflito entre tipos diferentes de culturas”, explicou a líder do estudo, Michele Gelfand, da Universidade de Maryland, durante coletiva à imprensa. Entender essas diferenças e suas razões, explica, “nos faz ser menos ‘donos da verdade’”.

Entender o que ela chamou de culturas “rígidas” ou “tolerantes” é muito importante, em um mundo onde as dependências interglobais só crescem. “Do ponto de vista de cada uma dessas culturas,” escrevem os autores, “a outra parece disfuncional, injusta e fundamentalmente imoral, e essas crenças divergentes podem se tornar combustível para conflitos culturais”.

Os pesquisadores conduziram 6.823 entrevistas em 33 países, indagando sobre a força de normas sociais, o quanto as pessoas entendiam que tipo de comportamento era esperado em determinadas situações e como as pessoas reagem diante de uma postura inadequada. Assim, as nações rígidas foram definidas como locais onde comportamentos permissivos são limitados, e as tolerantes, lugares que encorajam uma gama variada de posturas e ações.

Mas ameaças à segurança, frequência de desastres naturais e alta densidade populacional foram identificados como fatores que levam países a terem uma cultura mais restritiva, descobriram os pesquisadores.

O Paquistão, por exemplo, com sua alta densidade populacional e histórico de conflitos, foi considerado o país mais rígido da lista. Na sequência, vieram Malásia, Índia, Cingapura e Coreia do Sul.

No outro lado do espectro, a nação mais tolerante foi a Ucrânia, seguida por Estônia, Hungria, Israel, Holanda e Brasil. Todas as entrevistas aconteceram em apenas uma cidade – no caso do Brasil, foi em São Paulo.

“Israel é um caso interessante”. “Mesmo com tantos conflitos, é uma cultura bastante tolerante”. A isto, ela atribui ao fato do país ser jovem e incluir muitos imigrantes do Leste Europeu, que estão entre as regiões menos restritivas. Além disso, debates filosóficos fazem parte da tradição judaica, o que traz mais liberdade de ação.




0 Diga uma coisinha!: