Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

domingo, 9 de novembro de 2014

Primeiros Socorros na Infância.


bebe lindo chorando

Em geral, os tombos não merecem muita preocupação. Quando ainda é pequena, é normal que a criança se assuste e chore com muita facilidade, mas a primeira coisa a fazer é avaliar os riscos. Você precisa ter em mente que é importante entender o tipo de queda logo que ocorrer o imprevisto. 

Se você não viu, pergunte às pessoas que estavam ao redor e também à criança:

  • Como ela caiu? 
  • O que bateu? 
  • Houve corte? 
  • Uma pancada forte na cabeça? 
  • Fratura exposta? 



É preciso questionar seu filho e, de imediato  procure compreender quais podem ser os riscos em potencial em que ele pode se envolver.

O primeiro passo é tranquilizar a criança depois, faça uma compressa gelada no local da pancada, para diminuir o inchaço e a dor. Se houver sangramento, estanque o sangue. Analise a região, principalmente sob suspeita de luxações e fraturas decorrentes da queda, e busque atendimento de emergência, se achar necessário, ou até mesmo ligue para seu pediatra de confiança.

Outras alterações podem fazer que você sinta a necessidade de levar a criança ao pronto-socorro imediatamente. Se ela ficar inconsciente, ou apresentar tontura, vômito, estiver pálida ou sonolenta após a queda, não arrisque. Esses são sinais clássicos de que algo mais grave pode ter acontecido. Apesar disso, deve-se ter em mente que traumas de crânio normalmente desencadeiam choro intenso e, portanto, sonolência; a diferença maior está na intensidade do sono, que é mais profundo do que normal e aparece, geralmente, associado a vômito.

As principais quedas que envolvem bebês estão relacionadas a móveis e escadas. Mas é oandador que merece destaque. Segundo dados da ONG Criança segura, ele é responsável por mais acidentes do que qualquer outro produto infantal destinado a crianças entre 5 e 15 meses. A maior parte das lesões resulta de quedas em escadas ou, simplesmente, tropeços. Assim, prefira o cercado ao andador de rodas - até mesmo porque  esse item não é aconselhado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), pois pode atrasar o desenvolvimento da marcha da criança. 

Outra situação rotineira que merece atenção é a hora da troca de fraldas, pois é comum bebês caírem do trocador. Assim, mantenha uma mão no pequeno enquanto você realiza a troca e nunca o deixe sozinho em mesas, camas ou outros móveis. além disso, nunca dê as costas para o bebê, mesmo que por um segundo.

Cuidado pessoal!

Matéria interessate e importante By: Alessandra Belo.

0 Diga uma coisinha!: