Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Mas você já ouviu falar em umami?

Doce e salgado são gostos que você já conhece, azedo e amargo também.
O gosto umami, que significa “delicioso” em japonês, vem do ácido glutâmico, ou glutamato monossódico (amnoácidos que formam proteínas), naturalmente presente nos alimentos, principalmente em tomates, cogumelos, carne, soja, peixes, frutos do mar, milho e queijo parmesão. É um gosto intenso. No molho à bolonhesa, por exemplo, o umami está presente de forma marcante. Para tentar identificá-lo, faça um teste da próxima vez que consumir um tomate -- logo após a percepção do gosto azedo, permanece um outro: o umami.

Editora Globo

Se você ficou curioso e quer se aventurar pelo gosto umami, outras maneiras de experimentá-lo são em pratos típicos como a feijoada, que reúne grande combinação de ingredientes ricos em umami: carne de porco, bovina, feijão, alho, cebola e couve.
Outra combinação tipicamente brasileira repleta de umami é a moqueca de peixe, que utiliza alimentos como tomate maduro, peixe, cebola e alho.

Que tal se aventurar na experiência do umami?

1 Diga uma coisinha!:

Renata disse...

Minha amiga, aqui a gente aprende!

Confesso que nunca ouvi falar, mas fiquei bem curiosa em experimentar essa sensação...vou começar a prestar + atenção na hora de comer...quero sentir esse gosto Umami...rsss

Abraço,
Bom sábado!