Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

terça-feira, 7 de junho de 2011

Sobrou no prato? evite desperdício de comida.

O Brasil é um dos países que mais desperdiça alimentos no mundo. E mesmo quem tem o costume de deixar “um pouquinho” no prato ajuda a somar números aos índices expressivos de desperdício. Segundo levantamento do Instituto Akatu, um terço do que se compra de alimentos para uma casa vai para o lixo, enquanto cerca de 65 milhões de pessoas vivem com algum tipo de restrição alimentar no Brasil, de acordo com o IBGE.

Os impactos são sentidos pela sociedade e pelo meio ambiente de diversas formas, já que jogar fora o que sobrou no prato não é só se desfazer de comida, mas também desperdiçar a água e energia usados na produção e transporte desses alimentos até a mesa do consumidor. Dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) mostram que a população urbana gasta em média 30% mais com alimentos que as pessoas que moram nas zonas rurais. E é nas cidades, também, que o foco de desperdício é maior.

Com atitudes simples, é possível fazer diferente:

Faça uma lista

Planeje suas compras para não colocar no carrinho mais que o necessário. Isso vale principalmente para produtos frescos como verduras e frutas, que estragam com mais facilidade. Para ajudar, anote no papel o que você ainda tem em casa e o que precisa comprar.


Olhe a data

Confira a data de validade dos alimentos e certifique-se de que você irá consumir o produto antes do vencimento.


Selecione o que vai comer

Aprenda a controlar o “olho maior que a barriga”. Em restaurantes tipo buffet, avalie o cardápio antes de colocar a comida no prato. Em casa, prefira fazer um prato menor (mesmo que repita), ao invés de enchê-lo sem a certeza de que vai chegar até o final.

Cozinhe sob medida

Ao congelar, divida alimentos como carnes em porções individuais, em especial se você mora sozinho ou com poucas pessoas. A tática é boa para evitar que você coloque na panela mais do que vai para o prato.

Compartilhe a prática com outras pessoas

Converse com pessoas próximas a você, em especial crianças; mostre a elas o quando é importante usar a consciência na hora de se alimentar.

Reaproveite alimentos

Use a criatividade e faça novas receitas com o que você acha que não serve pra nada. Sobras podem virar sopas, frutas maduras se transformam em geléias e mais uma infinidade de coisas. O Conselho Regional de Nutricionistas SP/MS disponibiliza em seu site receitas diferentes com o que normalmente vai para o lixo. Que tal um crepe de folhas de couve-flor ou bolinhos de talos e cascas?

Por: Lydia Cintra, do Idéias verdes.

2 Diga uma coisinha!:

Cybele Belschansky disse...

Gostei muito da postagem e concordo: desperdiçamos mesmo! E por relaxamento, digo e assino.
Antigamente um frango dava para uma familia com pai, mãe e 3 filhos comerem bem, mas hoje tem que ter 3 pernas, 4 sobrecoxas, 2 peitos, ninguém come as costas...Acho que comemos desesperadamente, para encher nosso vazio de dentro...e acabamos jogando comida fora.

Ana disse...

Eu amo este blog! Só coisas
inteligentes!