Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Bom para gulosos! Alho.

Lembra do alho? Aquele temperinho em formato de dente, branco, com cheiro fortíssimo e presente em todas as cozinhas. Além dos atributos de tempero ele esconde segredinhos afrodisíacos e já era utilizado a milhares de anos pelos gregos, egípcios, romanos, chineses e japoneses.

alho1

Essa hortaliça que é parente da cebola tem muitos benefícios medicinais entre eles reduzir o colesterol e a pressão arterial, tem ação germicida, combate às infecções, possui antioxidantes e por aí afora. Os médicos romanos utilizavam o alho para o tratamento de infecções intestinais, problemas digestivos e impotência.

Mas vamos ao que interessa, seus atributos afrodisíacos, experimente acrescentar mais alho naquela saladinha de entrada, um molhinho de alho junto com um “tira-gosto”, busque mais receitas leves e esbanje no alho. Suas propriedades estimulantes ajudam contribui para um clima de sedução. E Fiquem ligados pois ainda darei aqui várias dicas com alho, por exemplo, como deixá-lo saboroso sem causar danos ao hálito.

Algumas dicas de preparo.

Assado: pegue as cabeças de alho inteiras e com a casca e corte as pontinhas da parte de cima dos dentes. Acomode as cabeças em uma assadeira, tempere com um pouco de sal e azeite por toda a superfície. Acrescente ervas secas (orégano, tomilho e salsa) e cubra com um papel alumínio. Leve para assar em fogo médio (180ºC) por cerca de uma hora . “As ervas disfarçam o sabor mais forte do alho, que fica em consistência de purê, se desprende fácil da casca e adquire sabor levemente adocicado”, diz o chef. É bom para usar como guarnição para assados, patê para canapés e tempero para purês e molhos.

Confitado: em uma panela de fundo grosso, coloque os dentes de alho com casca e cubra-os com azeite. Cozinhe lentamente em fogo baixo por aproximadamente quarenta minutos. “O alho vai amolecer e aromatizar o azeite, que depois pode ser usado em saladas e refogados”, explica o chef. A mistura pode ser armazenada em vidro, na geladeira, por até três semanas.

Frito: “O segredo do alho frito é fazer e servi-lo na hora, para que não fique com sabor rançoso de gordura”, garante Rodrigo. Fatie os dentes de alho em lâminas finas ou pedaços pequenos. Frite em óleo quente em pequenas porções, sem deixar queimar. “Se bobear, ele passa do ponto e fica amargo”, completa.

Disfarçado: não gosta de mastigar o alho? Segundo o chef Rodrigo Oliveira, é possível dar à comida o sabor do alho sem, necessariamente, tê-lo por inteiro no prato. A técnica é esfregar um dente inteiro no fundo da panela. O mesmo pode ser feito com a carne ainda crua ou com o pão. “O alho é tão poderoso que o mínimo contato com outro alimento já é suficiente para deixar sua marca, por mais sutil que ela seja”, conclui.

Descascando segredos
O alho é da família do lírio e parente próximo da cebola e do alho-poró. É também conhecido pelo codinome de rosa fétida e cada cabeça (ou bulbo) geralmente contém de dez a doze dentes.

- na hora de comprar: prefira o alho fresco, com a cabeça inteira e a casca bem esticada. Quanto mais gordinhos e firmes forem os dentes, melhor.

- armazenamento: a geladeira não é a melhor opção para guardar as cabeças de alho frescas. O ideal é colocá-las em local seco para que mantenham o sabor e o aroma.

- para descascar facilmente: pressione cada dente de alho contra a lâmina da faca até que a casca se parta. Se preferir, deixe-os de molho na água por alguns minutos e seque os dentes antes de começar a descascá-los.

- prolongue a vida útil do alho: amassando os dentes com um pouco de sal, que é um conservante natural. O mesmo vale para o azeite, que depois de aromatizado com o alho pode ser usado em frituras e temperos.

- tire o cheiro das mãos: esfregando nos dedos um limão cortado ao meio. O leite também ajuda a neutralizar o odor.

- acabe com o mau hálito: mastigando dois ou três cravos-da-índia.

Carne assada ao vinho


1 peça de lagarto com aproximadamente 1 kg
2 dentes de alho picados
2 pedaços de canela em casca
3 cravos-da-índia
1 xícara (chá) de vinagre
2 colheres (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de cebola cortada em rodelas finas
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 xícara (chá) de vinho branco
1 xícara (chá) de água

Modo de Preparo:

Limpe a carne e faça furos com o auxílio de uma faca para que o tempero penetre. Em uma tigela, misture o alho, a canela, o cravo e o vinagre e despeje sobre a carne. Deixe marinar por, no mínimo, 12 horas. Em seguida, refogue a cebola na margarina, junte a carne que estava marinando, o sal e a pimenta-do-reino.Vire-a de vez em quando até que fique dourada por inteiro. Regue com o vinho e a água e deixe cozinhar, com a panela tampada, por 1 hora e meia no fogo baixo ou até que esteja macia. Vire de vez em quando para que o lagarto cozinhe por igual. Coloque-a em uma travessa e regue com o molho e as rodelas de cebola que ficaram na panela.

Fonte: Comidas e receitas IG.


1 Diga uma coisinha!:

Iliane disse...

adorei a materia e a receita!aqui e uma casa de pessoas que amam alho!bjus