Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Dicas de como limpar a casa de forma rápida e eficiente.



A maioria das pessoas admira uma casa limpa e organizada, certo? Mas para muitos parece impossível conseguir manter a organização. É por isso que servem os planos. Com um planejamento simples com os cuidados com a casa e outras tarefas de rotina, todos podem conhecer os benefícios de uma casa arrumada gastando pouco tempo e energia. Sim, você também pode!  Aqui estão algumas dicas para facilitar na hora da limpeza da casa. Se você dispõe de uma empregada, essas dicas ajudarão muito:




Acabe com a bagunça. Retire do chão, das mesas e de outras superfícies tudo o que estiver fora do lugar antes da limpeza. Para ajudar, utilize um cesto ou uma caixa para recolher os objetos.

Limpe de alto para baixo. Pegue uma vassoura e comece removendo as teias de aranha dos cantos das paredes, se tiver é claro. Depois passe um pano no topo das estantes, armários ou outras superfícies altas. Deixe que a poeira caia e por último limpe o chão.

Limpe de um lado e depois o outro. Em vez de retirar todos os objetos das prateleiras e armários, remova-os para um lado enquanto limpa o outro e vice-versa.

Deixe o trabalho para os produtos de limpeza. Após aplicar um produto, espere alguns minutos pra dar o efeito do produto e vá adiantando outras tarefas.

Facilite seu trabalho. Use um recipiente ou balde para transportar produtos e utensílios de limpeza de um cômodo para o outro. Se sua casa for grande, deixe dois recipientes nos lugares estratégicos para facilitar.

Concentre-se nas tarefas. Evite distrações enquanto trabalha (esqueça por alguns minutos o telefone). Parece bobagem, mas a concentração conta pontos a seu favor. Após iniciar uma tarefa, pare só quando terminar.

Estabeleça um esquema. Trabalhe em cada cômodo seguindo o sentido horário, a partir da porta, para que nada fique sem limpeza.

Abrevie as tarefas. Não enxugue a louça deixe-a secar no escorredor. Para facilitar a arrumação das camas, substitua as colchas por edredons ou cobertores colocados diretamente sobre os lençóis.

Não complique o trabalho. Aproveite todos os momentos que puder poupar durante as tarefas domésticas, para sobrar mais tempo livre para você e sua família. Não perca tempo limpando toda a parede se houver apenas uma mancha.

Estabeleça rotinas. Se executar as tarefas domésticas seguindo sempre a mesma rotina, elas se tornarão automáticas e você, sem se dar conta disso, vai fazê-las melhor e com menos esforço. Enfrente primeiro os cômodos mais difíceis como o banheiro e a cozinha.

Limpe imediatamente os líquidos derramados. É muito mais fácil remover qualquer mancha causada por substâncias derramadas enquanto ainda estão úmidas. Isso vale para qualquer local: mesa da cozinha, forno, roupas.

Faça um pouco de cada vez, mas com frequência. Se você gasta cinco minutos limpando o banheiro três vezes por semana, isso dá no total de quinze minutos. Se você fizer isso uma vez por semana, perderá o dobro do tempo limpando a sujeira acumulada.

Compre artigos práticos. Ao comprar móveis ou roupas, prefira aqueles que são mais fáceis de limpar e conservar.

Dica importante: Se você for perfeccionista, reduza um pouco seus padrões de exigências para obter mais tempo livre.

2 Diga uma coisinha!:

Cybele Belschansky disse...

A gente sempre precisa ler algo a esse respeito. Obrigada pelas dicas! Bjs!

Renata Boechat disse...

Ah minha amiga, nem me fale em tarefas domésticas...eu simplesmente detesto todas elas...menos cozinhar é claro...rsss

Mas como os tempos tem mudado,e depois de tantas regras e tantas "bolsas" que a nossa Presidenta distribui, ficou inviável ter ajuda em casa diariamente, né?

Vou aproveitar bem suas dicas viu, quem sabe assim consigo sorrir mais e berrar menos com os habitantes (extremamente bagunceiros) que dividem a casa comigo hein?

Beijo,
Valeu!